Pescoço e Decote
Os tratamentos mais indicados para solucionar os seus seis problemas estéticos mais comuns...
São os grandes esquecidos. O pescoço e o decote são zonas muito sedutoras da anatomia feminina, mas sem os cuidados adequados podem converter-se no seu pior inimigo, já que denunciam, como nenhuma outra, a passagem do tempo.
São quatro os objectivos a perseguir:
- eliminar rugas,
- corrigir manchas,
- promover firmeza e
- fornecer hidratação.
Um rosto bonito pode perder parte da sua beleza se o pescoço e o decote estiverem precocemente envelhecidos. No entanto, esquecemo-nos frequentemente de cuidar desta zona: os cremes de rosto não passam da linha do queixo e os de corpo nunca vão mais além do peito, criando uma terra de ninguém, que não recebe os tratamentos adequados.
Muitas mulheres já aprenderam a usar o creme de dia com protector solar incorporado, já aprenderam a usar protector solar diariamente, mas não sabem e, muitas vezes, esquecem-se do pescoço, apesar desta zona ser mais sensível à exposição solar, por ter a derme mais fina. É por isso que ele envelhece mais rapidamente.
Atenção! Zona frágil!
A pele do pescoço e do decote tem características específicas que a tornam mais vulnerável às agressões externas do que o resto do corpo. São essencialmente quatro as causas dessa fragilidade:
- É mais fina: As três camadas que constituem a pele (epiderme, derme e hipoderme) são mais finas, pelo que a probabilidade de formar rugas com as contracções musculares é maior. Se fizessemos com o pescoço os movimentos que fazemos a nível facial, seria uma montra de rugas.
- É pobre em glândulas sebáceas: A camada hidrolípida (barreira de protecção essencial) é menor. Isto faz com que o sebo, componente básico do filme hidrolípidico, se encontre em menor quantidade, pelo que a espessura e a qualidade da camada protectora é mais diminuta, facilitando a desidratação.
- Está mais exposta ao fotoenvelhecimento: Porquê? Devido ao pouco cuidado com a protecção solar nesta zona, tanto no dia-a-dia como na praia. Factores agravantes: acesso mais frequente a destinos de sol no Inverno, solários e carros descapotáveis, sem uso de protecção adequada. O resultado? O aparecimento precoce de manchas e rugas.
- Tem uma musculatura débil: Os músculos de sustentação do pescoço e decote são débeis, o que aumenta a propensão à flacidez. Este problema também se repercute directamente no peito.
Problema 1: Sinais de fotoenvelhecimento
Tratamento recomendado: Mesoplastia + Foto-rejuvenescimento Laser Vbeam
Qual a causa?
Trata-se do envelhecimento induzido pela acção da luz solar, manifestando-se, portanto, nas áreas fotoexpostas.
A pele fotoenvelhecida é uma pele baça, sem luminosidade, grossa com poros dilatados e textura áspera, com rugas (quanto mais fotodano, mais as rugas são profundas). Pode apresentar também telangiectasias e manchas cutâneas, para além de lesões pré-malignas ou malignas e é aconselhada a combinação de dois tratamentos:
Mesoplastia: Consiste em infiltrar na pele diferentes nutrientes (adaptados ao grau de fotoenvelhecimento) para estimular a regeneração cutânea e criar um efeito lifting, bem como injectar fármacos para modelar o contorno do rosto, recuperando o aspecto angulado.
FotoRejuvenescimento Laser (Vbeam): Trata os vasos, as manchas e estimula a derme de modo a que os fibroblastos produzam em maior número e maior qualidade as fibras elásticas e de elastina. E para que este metabolismo se faça em todo o seu esplendor, temos previamente de alimentar a derme com a mesoplastia.
Resultado
O resultado é excelente. Ao final do quarto dia, após o primeiro ciclo de tratamentos, já temos resultados visíveis.
Sessões
12 a 24 sessões de mesoplastia (3 sessões de 15 em 15 dias + 1 sessão a cada mês e meio ou dois meses) + 4 tratamentos com Vbeam (um por mês).
Problema 2: Rugas transversais no pescoço
Tratamento recomendado: Preenchimentos Cutáneos com material reabsorvível
Qual a causa?
Decorre do envelhecimento íntrinseco (idade e carga genética) e extrínseco (exposição continuada a tóxicos, como tabaco e poluição, e radiação solar).
Adicionalmente a desidratação por cuidados deficientes e a utilização de produtos dermocosméticos inadequados também têm uma quota de culpa.
O tratamento ideal para combater as rugas transversais no pescoço é o uso de preenchimento das rugas com material reabsorvível, como o ácido hialurónico (Restylane). O ácido hialurónico, para além das suas propriedades hidrantantes, também é um potente regenerador cutâneo.
Resultado
Correcção completa a 100%.
Sessões
Uma sessão por ano.
Problema 3: Rugas no decote
Tratamento recomendado:
Mesoplastia ou Preenchimentos Cutáneos, consoante a profundidade das rugas.
Qual a causa?
Estas rugas, visíveis desde os 30 anos, são provocadas pela idade, por factores genéticos e pela exposição continuada a tóxicos (poluição, stress, tabaco) e à radiação solar. Para além disso, dormir de lado e não cuidar da pele do decote e pescoço, também favorece o aparecimento destas rugas.
Para as rugas superficiais recomenda-se a Mesoplastia. As microinjecções da mesoplastia não só hidratam e nutrem a pele, mas também produzem uma lesão mecânica que estimula a cicatrização natural da pele (formação de novas fibras de elastina e colagénio mais firmes e sólidas). Assim, a derme fica mais rica e rejuvenescida e as rugas apagam-se. O tipo de cocktail injectado varia de doente para doente.
Para as rugas profundas, em que há uma quebra na derme, a melhor estratégia é usar materiais de preenchimento, como o ácido L-poliláctico (Sculptra), o ácido hialurónico (Restylane) ou o gel de agarose, cada um deles com durabilidade diferente.
Resultado
Correcção total das rugas, 100% de apagamento.
Sessões
Na mesoplastia, ciclo de 1 tratamento de 15 em 15 dias até completar 4 a 6 tratamentos.
Problema 4: Flacidez
Tratamento recomendado:
Radiofrequência EndyMED 3DEEP + Laser CO2RE Fraccionado
Qual a causa?
À medida que envelhecemos, os fibroblastos produzem menos (e de pior qualidade) fibras que dão sustentação e firmeza à derme (colagénio e elastina), ao mesmo tempo que os factores como a radiação solar, induzem a síntese de radicais livres que provocam lesões nos fibroblastos e fibras da derme.
O aumento de peso induz acumulação de gordura na papada, com posterior distensão da pele. Após o emagrecimento, desaparece a gordura, mas a pele perdeu a capacidade de se retrair.
A radiofrequência é a técnica de excelência para combater a flacidez. Consiste em transmitir à derme calor suficiente para gerar colagénio novo, o que exerce um efeito de tracção.
Laser CO2RE Fraccionado da Syneron: novo sistema de laser de CO2 fraccionado especificamente desenvolvido para tratar o envelhecimento cutâneo. Actua na epiderme e na derme de uma forma selectiva e controlada, estimulando a sua regeneração.
Resultado
É óptimo.
Sessões
1 sessão mensal de radiofrequência, durante 6 a 9 meses; 3 a 4 sessões de CO2RE
Problema 5: Desidratação e primeiros sinais de envelhecimento
Tratamento recomendado:
Peeling Químico + biorevitalização
Qual a causa?
Para além da idade, da carga genética e da exposição continuada a tóxicos e à radiação solar são culpados o pouco cuidado com a pele, o uso de produtos dermocosméticos inadequados, as dietas intempestivas e o não uso de protector solar.
Para prevenir e tratar estes primeiros sinais de envelhecimento, recomenda-se a associação de dois tratamentos:
- Um peeling superficial, para que os produtos dermo-cosméticos actuem com maior eficácia e
- Sessões de biorevitalização. Consiste na infiltração de nutrientes adaptados ao grau de envelhecimento e desidratação da pele (sem modelação facial nem efeito lifting), para devolver a hidratação, o brilho e a elasticidade perdidos.
Resultado
Óptimo. Os resultados são visíveis ao fim da primeira sessão.
Sessões
1 tratamento de peeling + 1 tratamento de 15 em 15 dias de biorevitalização, durante dois meses, seguido de tratamentos de manutenção a cada mês e meio ou dois meses.
Problema 6: Pele excessiva
Tratamento recomendado:
Lifting cervical ou colocação de fios Silhouette Soft Lift
Qual a causa?
A papada, ou duplo queixo, é uma quantidade exagerada de tecido com ou sem gordura e pode ser causada por flacidez e excesso de pele no pescoço ou devido à perda de firmeza das bandas do músculo platisma (músculo do pescoço).
Em qualquer dos casos, o doente fica com um ar cansado e envelhecido. Consoante o grau da papada, há dois tipos de abordagem:
Se o pescoço for volumosa, com perda dos ângulos da mandíbula, tem indicação cirúrgica para fazer um lifting cervical (cirurgia do pescoço) com ou sem lipoaspiração. Quando a papada é menos acentuada, existe um tratamento cirúrgico menos invasivo que consiste na colocação de fios Silhouette Soft Lift.
São fios de alta resistência que se ancoram na zona desejada para elevar o tecido facial. É uma técnica feita com anestesia local, de recuperação rápida e sem complicações. Além da modelação do contorno da mandíbula e da redução da papada, por tracção, a ancoragem dos fios estimula a formação de novas fibras dérmicas, conferindo firmeza adicional.
Resultado
Excelente.
Sessões
No caso dos fios aptos, 1 aplicação.